Sobre la revista
A Revista Novos Desafios é uma publicação semestral, on-line, de caráter interdisciplinar, que visa estimular docentes e discentes, dentro e fora do Instituto Educacional Santa Catarina (IESC)/ Faculdade Guaraí (FAG), a produzirem conhecimento científico que tenha relevância acadêmica. A Revista não cobra taxa de editoração ou taxa de submissão de artigos. As publicações serão aceitas nos seguintes formatos: relatos de estudos originais, revisão de literatura, relatos de experiências e resenha. Os textos enviados serão submetidos ao Conselho Editorial, composto por docentes do IESC- FAG, que encaminharão para o Conselho externo. A missão da Revista é divulgar pesquisas e informações relacionadas ao conhecimento científico de todas as áreas por meio da publicação de trabalhos inéditos e de qualidade.
A revista é aderente às melhores práticas editoriais de periódicos científicos nacionais e internacionais, adotando o sistema de avaliação dos artigos em pares, conhecida como Double Blind review, mantendo assim o sigilo de autoria e avaliação em todo processo editorial.
A estrutura eletrônica da revista é suportada pela plataforma digital Open Journal System (OJS), mantida pelo grupo de pesquisadores canadenses, conhecido como “Publica Knowledge Project - PKP”. Essa plataforma é amplamente utilizada no Brasil por diversas instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa.
ISSN: 2764-1724
Número actual
APRESENTAÇÃO
Com satisfação que apresento o quarto volume da Revista Novos Desafios, uma publicação eletrônica do IESC/FAG que tem por finalidade a divulgação de produções científicas de qualidade, de docentes e discentes do ensino superior, de caráter interdisciplinar permitindo uma forte interação sobre temáticas de diversas áreas que tenham impacto social e contribuam para o bem-estar do ser humano.
Neste quarto volume, temos inúmeros artigos com temáticas variadas, como o texto na área de Engenharia civil “Substituição parcial do agregado graúdo pelo endocarpo do caroço da macaúba na produção de concreto leve”, dos autores Lázaro Lourenço Neto, Andreyna Pereira Marques e Karla Cristina Bentes Moreira. Este trabalho é resultado de pesquisa realizada através do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIP-V), na própria instituição, que consiste no estudo da viabilidade da utilização do endocarpo do caroço da macaúba como substituto ao agregado graúdo em concretos.
Ainda na área de Engenharia civil, temos o artigo “A influência das manifestações patológicas na avaliação de imóveis”, os autores Lázaro Lourenço Neto e Leonardo Moreira Santana trazem uma revisão bibliográfica sobre a patologia na construção civil, podendo até influenciar na desvalorização do imóvel. Os autores destacam as normas técnicas sobre avaliação de bens diversos.
Caminhando ainda pela área de Engenharia Civil, os autores Daniel de Sousa Alencar, Walter Augusto Macedo Guida, Lázaro lourenço Neto e Leonardo Moreira Santana, apresentam um estudo onde analisam a situação de uma estrava vicinal não pavimentada, no município de Guarai/TO. Esta análise é realizada utilizando a cartilha de Índice de Condição de Manutenção Não Pavimentado - ICMNP, disponibilizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, cujos critérios traz resultados e recomendações de manutenção.
Na área das Agrárias, temos um estudo de campo sobre a apicultura, onde os autores Bruna Ferreira do Nascimento Sousa, Mylenna Maria de Souza Belém e Felipe de Lima Rosa, apresentaram o artigo “Diagnóstico da utilização de mel apícola por famílias das comunidades Matinha e Mirandópolis, município de Colmeia-TO”. O trabalho foi diagnosticar o uso do mel apícola e identificar as principais formas quanto a sua utilização nas comunidades rurais.
Continuando no universo das agrárias, o artigo “Suplementação como estratégia na recria de bovinos a pasto” apresentado pelos autores Cejana Simões Coelho, Nábia Martins Bezerra e Hyago Jovane Borges de Oliveira, fazem uma análise sobre a pecuária de corte brasileira, a fase de recria de bovinos de corte e suas particularidades e as formas de suplementação dos animais nesta fase sob condições de pastejo.
Ainda na área das agrárias, temos “Bem-estar e comportamento animal em vacas leiteiras no sistema Compost Barn”, das autoras Fernanda Fernandes dos Santos, Rosângela Aparecida Pereira de Oliveira e Carla Regina Rocha Guimarães, trazendo um estudo sobre o Compost Barn e o estudo sobre o comportamento animal no sistema Compost Barn, relatando sobre a importância do bem-estar na bovinocultura de leite sistema em estudo.
Na área de educação, os autores Adriana Alves Lima e Júlio Cesar Ibiapina Neres traz o “Recorte bibliográfico sobre educação inclusiva no ambiente escolar”, onde apresenta os resultados encontrados por meio de um recorte bibliográfico sobre educação inclusiva no ambiente escolar, a fim de encontrar o número de deficientes no Brasil, com ênfase na educação inclusiva.
Na área da saúde, temos “Análise microbiológica em fones de ouvido utilizados por acadêmicos do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí/TO”, com os autores Rodrigo Cruz da Luz, Camili Quixabeira Cruz, Wallison Fernando Gomes de Oliveira e Drielly Llima Santana. Este trabalho é resultado de pesquisa realizada através do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIP-V), com o objetivo de identificar bactérias e fungos presentes nesses dispositivos para avaliar os riscos à saúde auditiva e a possibilidade de contaminação cruzada, já que há muito compartilhamento desses dispositivos entre os acadêmicos.
E para fechar esta edição, temos a constribuição da saúde com um relato de experiência, com o tema “Assistência de enfermagem ao paciente no pós-operatório de apendicite supurada: relato de experiência”, das autoras Isadora Oliveira de Castro, Rebecca Sales Costa e Giullia Bianca Ferraciolli Couto. Este artigo traz o relato de profisionais da saude que acompanharam o cuidado pós-operatório de um paciente submetido à apendicectomia, e cujo relato visa compartilhar as experiências no atendimento domiciliar ao paciente após uma apendicite supurada, sublinhando a relevância de uma abordagem pós-operatória adequada.
E assim, chegamos ao final deste volume da Revista Novos Desafios, repleto de conteúdo relevante e perspectivas inovadoras. Esperamos que as discussões e insights apresentados nestas páginas proporcionem a toda uma jornada de aprendizado e inspiração.
Boa leitura!
Rosangela Aparecida Pereira de Oliveira
Editora da Revista Novos Desafios