Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Os autores declaram que não há conflito de interesse.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

A Revista Novos Desafios exige, para publicação de qualquer trabalho, o cumprimento de todas as normas éticas e legais em vigor, bem como o cumprimento de todas as diretrizes aqui explicitadas. Os conceitos, opiniões, afirmações ou ideias emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade de seus autores, incluindo a procedência e a exatidão. Também é da responsabilidade dos autores a indicação da existência de conflitos de interesse.

A Revista Novos Desafios recebe artigos, ensaios e resenhas em fluxo contínuo. É necessário que o (a) autor(a) se cadastre no sistema antes da submissão de contribuições.

A aceitação final dos artigos, ensaios e resenhas depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo;
  • Efetivação dos ajustes, caso sejam necessários, pelo(as) autores(as).

Os Editores e o Conselho Editorial da revista comprometem-se a proteger e manter sigilo de todo o processo de submissão de um manuscrito, desde a sua recepção pelo Editor até a divulgação final da revista.

O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Novos Desafios.

Condições para submissão

  • Quanto aos autores:
  1. A Revista Novos Desafios publica artigos de docentes e discentes do IESC/FAG e de outras Instituições de Ensino Superior.
  2. O(s) autor(es) não pode(m), de maneira alguma, ter seus nomes mencionados no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo enviado, para garantir o anonimato no processo avaliativo.
  3. São permitidos, no máximo, quatro autores para cada artigo.
  • Quanto aos manuscritos:
  1. São aceitos para a publicação trabalhos inéditos, tanto no Brasil quanto em outros países, que não estejam sendo avaliados por outra revista. Não é considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do artigo em Anais de eventos científicos de qualquer natureza.
  2. Os textos devem ser redigidos em português. 
  3. O Editor pode sugerir alterações do trabalho tanto no que se refere ao conteúdo da matéria, como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação.
  4. No sistema OJS, adotado pela Revista Novos Desafios, os autores terão a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitarem as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais.
  5. O Sistema OJS registra a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do artigo, sendo que os autores podem acompanhar o status de seu artigo automaticamente pelo sistema.
  6. As avaliações são feitas em formulários padronizados, havendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados aos autores em caso de aceite condicional ou recusa.
  7. O trabalho, em formato Microsoft Word ou Libre Office Writer, deve ser submetido somente online pelo site http://www.novosdesafios.inf.br.

Serão aceitos trabalhos que venham a contribuir para o crescimento e desenvolvimento da produção científica nos seguintes formatos:

  • Pesquisa – Relato de estudo original que contribua com informações inéditas. Deve conter de 10 a 20 páginas.
  • Revisão Sistemática de Literatura – Estudo que demonstra sistematicamente pesquisas sobre uma problemática específica, contribuindo com o conhecimento sobre o tema da investigação. Deve conter de 10 a 20 páginas.
  • Autor convidado – Manuscrito elaborado por autor convidado. Pode incluir artigo de reflexão, relato de pesquisa, Resenha ou Informação de interesse para a ciência.
  • Relato de Experiência – Estudo de uma vivência prática – de ensino, de campo, assistência, gestão, laboratório – contendo informações sobre as estratégias aplicadas, procedimentos de avaliação, eficácia e resultados obtidos. Deve conter, ainda, os benefícios que poderão advir da utilização dessa intervenção. Deve conter, no máximo, 12 páginas.
  • Resenha – de obra de grande interesse para uma ou mais áreas do conhecimento científico, seja livro, pesquisa (artigo já publicado, dissertação ou tese) ou filme. No máximo deve conter 04 páginas.

Eventualmente o Conselho Editorial pode aprovar a publicação de outras categorias.

Diretrizes de formatação:

O trabalho deve apresentar a seguinte configuração:

  • Fonte: Arial; tamanho 12
  • Citações superiores a três linhas: fonte tamanho 10, com recuo de 4 cm
  • Espacejamento: 1,0 cm entre linhas; espaço simples para citações superiores a três linhas
  • Papel: formato A4
  • Margens: com margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita)
  • Parágrafo: recuo de 1,5 cm na primeira linha
  • Alinhamento: justificado, salvo os casos que haja citação superiores a três linhas (recuo de 4 cm);
  • Paginação: número de páginas com alinhamento à direita no canto inferior da página;
  • Figuras, fotos, tabelas e gráficos devem conter título e legenda (fonte 10), inseridos no texto com resolução mínima de 300dpi. Devem ser colocadas no corpo do texto, logo após a sua chamada/citação, no original, em preto e branco, letra 10 e conter fonte e legendas.

O texto deverá seguir o seguinte padrão:

  • Título do texto (português e Inglês): Arial; centralizado; caixa alta; negrito; fonte12.
  • Nome(s) do(s) autor(es): abaixo do título; seguido (s) por indicação de nota de rodapé cuja função será assinalar os dados relacionados à titulação, à função ocupada pelo(s) autor(es), a instituição onde exerce(m) atividade profissional e apresentar um e-mail.
  • Resumo/Abstract: deve conter de 100 e 250 palavras. Grafia do título (negrito); Texto (justificadotamanho 12, espaço simples), devendo aparecer abaixo do nome do(s) autor (es).
  • Palavras-chave e keywords: 3 a 5 palavras separadas por ponto e v´írgula e finalizadas por ponto final. Grafia do título (negrito);
  • Títulos das seções: negrito e caixa alta;
  • Texto (artigo): deve conter e especificar, de preferência, Introdução e Considerações finais e subtítulos.  Caso o artigo envolva coleta de dados, apresentar a seguinte estrutura, de preferência: Introdução, Materiais e métodos, Revisão de literatura, Resultados e discussão, Considerações finais.

Todas as referências deverão ser apresentadas em ordem alfabética, ao final do artigo, seguindo a norma da ABNT (abaixo algumas das normas da ABNT):

  1. LIVROS

GARCIA, O. M. Comunicação, em prosa moderna. 4. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1960 (Biblioteca de Administração Pública, 14).

  1. PERIÓDICOS

REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. Rio de Janeiro: INEP, v. 60, n 120, jan. 1974. 135 p.

  1. ARTIGO E/OU MATÉRIA DE JORNAl

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

  1. CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, CONFERÊNCIAS E ENCONTROS

MARTIN NETO, L.; BAYER, C.; MIELNICZUK, J. Alterações qualitativas da matéria orgânica e os fatores determinantes de sua estabilidade num solo podzólico vermelho escuro em diferentes sistemas de manejo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26., 1997, Rio de Janeiro. Resumos ... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1997. p. 443.

  1. TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS DE CONGRESSO

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9, 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994, p. 16-29.

  1. ENTIDADE COLETIVA COM DENOMINAÇÃO GENÉRICA

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a política ambiental do Estado de São PauloSão Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 1993. 35 p.

  1. DISSERTAÇÕES, TESES E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS

BARCELOS, M. F. P. Ensaio tecnológico, bioquímico e sensorial de soja e guandu enlatados no estágio verde e maturação de colheita. 1988. 160 f. Tese (Doutorado em Nutrição) - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas,

  1. LEIS E DECRETOS

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 58, n. 125, p. 210, abr. 1972.

  1. ENTIDADE COLETIVA COM DENOMINAÇÃO GENÉRICA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo, 1992. São Paulo: USP, 1993. 467 p.

  1. MODELOS DE REFERÊNCIAS DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

CASTRO, Evandro. A cultura popular em Salvador [online]. Disponível em: http://www.josuedecastro.com.br/port/desenv.html. Acesso em: 4 mar. 2010.

BRASIL. Lei nº 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp/Id=LEI%20988. Acesso em: 22 dez. 1999. 

Citações:

SISTEMAS DE CHAMADA DE CITAÇÕES

As citações são indicadas no texto por um sistema autor-data.

Segundo Silva (2002, p.12) ou (SILVA, 2002, p.12); Universidade Estadual do Pará (2003, p. 4) ou (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, 2003, p. 4).

Apresentação gráfica da citação:

  1. Citação com até três linhas: Vem incorporada ao texto entre aspas duplas e com a mesma formatação do texto, ou seja, fonte 12, espaço entre linhas de 1,0. Ao final da citação ou no início deve ser colocado o sobrenome do autor, o ano da obra e a página de onde foi transcrito (retirado) o texto.
  2. Citação com mais de três linhas: Recuo de 4 cm da margem esquerda; Espaço entre linhas de 1,0 cm; Com letra tamanho 10; sem aspas e separada do texto que a precede ou sucede por um espaço simples.

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.