A DEFICIÊNCIA DA APLICABILIDADE DAS NORMAS PROTETORAS DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14204423Keywords:
Autismo, Legislação brasileira, Educação, DireitosAbstract
Os direitos sociais da pessoa autista, apesar de estarem assegurados pela Constituição Federal de 1988 e leis ordinárias, atina demasiados obstáculos com ênfase na esfera educacional, de saúde e social no país. Essas dificuldades estão atreladas ao acompanhamento e implementação de cuidados ao processo de ensino e saúde direcionados ao grupo, gerando assim maiores dificuldades no desenvolvimento e inclusão social. Desta maneira, sabe-se que a inclusão e a proteção da pessoa autista não só fortalecem a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, como possibilita o pleno desenvolvimento e exercício da cidadania, pelo que se enfatiza a aplicação e a validação da lei, basilada na dignidade da pessoa humana em seus aspectos sociais e convalidados pelo regramento pátrio. Portanto, urge a desconstrução da ideia de que direito é um favor oferecido pelo Estado e não uma baliza segura da garantia mínima da própria sobrevivência no meio social.