A ALTERNATIVA DA CONCILIAÇÃO NO ACESSO A BENS E SERVIÇOS DE SAÚDE

REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Thiago Ibiapina Coelho Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Thereza Maria Magalhães Moreira Universidade Estadual do Ceará – UECE

Resumo

Objetivo: identificar a base literária que existe acerca de alternativas conciliatórias no acesso a bens e serviços de saúde. O método utilizado para a revisão foi o protocolo de scoping review, conforme o método do Joanna Briggs Institute. Os materiais bibliográficos publicados e não publicados foram considerados conforme os seguintes critérios de inclusão: relatos acerca da produção de conhecimento e fluxo para demandas conciliatórias no acesso a bens e serviços de saúde nas câmaras de conciliação em saúde no Brasil e no exterior (contexto). A estratégia de busca utilizada foi a detalhada e individual para cada base de dados: Lilacs, Medline, Embase e Scopus. Os títulos e resumos foram triados por dois editores que leram os textos completos e extraíram os dados do material incluído. Os resultados incluídos na proposta de revisão de escopo foram classificados em categorias de análise conceituais, a partir da análise categorial temática, fundamentada na análise de conteúdo de Bardin.

Biografia do Autor

Thiago Ibiapina Coelho, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Possui graduação pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (2007). Possui Especialização em Curso anual preparatório para carreira de Promotor pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Piauí, FESMPI (2007). Possui Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em DIREITO ADMINISTRATIVO, pela Faculdade Única de Ipatinga, FAUIPA (2019). Está cursando o MESTRADO PROFISIONAL DE GESTÃO EM SAÚDE - MPGES, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2022).

Thereza Maria Magalhães Moreira, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Enfermeira e Advogada. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre (1999) e Doutora (2003) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP, 2012). Líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem-GRUPECCE-CNPq desde 2009. Vice-Coordenadora do Programa Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE (2022-2024). Coordenadora do Mestrado Profissional Gestão em Saúde da UECE (2022-2024). Docente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UECE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-nível 1A. Consultora Ad hoc de vários periódicos. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Saúde pública-Saúde coletiva, Pesquisa quantitativa em saúde, Epidemiologia, Doenças crônicas (hipertensão e diabetes), Adesão terapêutica, Tecnologias, Covid-19, Coronavírus. ORCID: 0000-0003-1424-0649. ResearcherID D-1240-2014.

Downloads

Publicado

31.03.2023

Edição

Seção

Artigos