Sobre a Revista
A Revista Novos Desafios é uma publicação semestral, on-line, de caráter interdisciplinar, que visa estimular docentes e discentes, dentro e fora do Instituto Educacional Santa Catarina (IESC)/Faculdade Guaraí (FAG), a produzirem conhecimento científico que tenham relevância acadêmica. A Revista não cobra taxa de editoração ou taxa de submissão de artigos. As publicações serão aceitas nos seguintes formatos: relatos de estudos originais, revisão de literatura, relatos de experiências e resenha. Os textos enviados serão submetidos ao Conselho Editorial, composto por docentes do IESC, que encaminharão para o Conselho externo. A missão da Revista é divulgar pesquisas e informações relacionadas ao conhecimento científico de todas as áreas por meio da publicação de trabalhos inéditos e de qualidade.
A estrutura eletrônica da revista é suportada pela plataforma digital Open Journal System (OJS), mantida pelo grupo de pesquisadores canadenses, conhecido como “Publica Knowledge Project - PKP”. Essa plataforma é amplamente utilizada no Brasil por diversas instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa.
Periodicidade
A Revista Novos Desafios é uma publicação semestral.
Foco e escopo
A Revista Novos Desafios é uma publicação eletrônica do IESC/FAG, de acesso aberto, editada semestralmente, que reúne estudos interdisciplinares, com a finalidade de divulgar produções científicas de qualidade, de docentes e discentes do ensino superior, sobre temáticas de diversas áreas que tenham impacto social e contribuam para o bem-estar do ser humano. Esta iniciativa demonstra o esforço da FAG- Faculdade Guaraí, através de suas mantidas, Faculdade Jangada e Faculdade Guaraí, para o desenvolvimento e multiplicação do conhecimento junto à sociedade. A Revista recebe artigos, ensaios e resenhas, em fluxo contínuo, que sejam relevantes e estejam de acordo com as normas técnicas.
Diretrizes para Autores
A Revista Novos Desafios exige, para publicação de qualquer trabalho, o cumprimento de todas as normas éticas e legais em vigor, bem como o cumprimento de todas as diretrizes aqui explicitadas. Os conceitos, opiniões, afirmações ou ideias emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade de seus autores, incluindo a procedência e a exatidão. Também é da responsabilidade dos autores a indicação da existência de conflitos de interesses, bem como a responsabilidade de originialidade e do ineditismo do texto. Primando pelos principios éticos, se for constatado a existência de qualquer tipo de plágio no texto já publicado, a Revista se reserva no direito de retirar o texto do volume da Revista.
A Revista Novos Desafios recebe artigos, ensaios e resenhas em fluxo contínuo. É necessário que o (a) autor(a) se cadastre no sistema antes da submissão de contribuições.
Processo de avaliação pelos pares
A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia do Conselho Editorial da Revista. Caso sejam aprovados pelo Conselho, as submissões serão submetidas à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas.
Aceitação final dos artigos, ensaios e resenhas depende:
- da aprovação do Conselho Editorial;
- da recomendação do Conselho Consultivo;
- da efetivação dos ajustes, caso sejam necessários, pelo(as) autores(as).
Os Editores e o Conselho Editorial da revista comprometem-se a proteger e manter sigilo de todo o processo de submissão de um manuscrito, desde a sua recepção pelo Editor até a divulgação final da revista.
O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Novos Desafios.
Condições para submissão
Quanto aos autores:
1) A Revista Novos Desafios publica artigos de docentes e discentes do IESC e de outras Instituições de Ensino Superior.
2) O(s) autor(es) não pode(m), de maneira alguma, ter seus nomes mencionados no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo enviado, para garantir o anonimato no processo avaliativo.
3) São permitidos, no máximo, quatro autores para cada artigo.
Quanto aos textos:
- São aceitos para a publicação trabalhos inéditos, tanto no Brasil quanto em outros países, que não estejam sendo avaliados por outra revista. Não é considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do artigo em Anais de eventos científicos de qualquer natureza.
- Os textos devem ser redigidos em português.
- O Editor pode sugerir alterações do trabalho tanto no que se refere ao conteúdo da matéria, como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (ABNT).
- No sistema OJS, adotado pela Revista Novos Desafios, os autores terão a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitarem as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais.
- O Sistema OJS registra a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do artigo, sendo que os autores podem acompanhar o status de seu artigo automaticamente pelo sistema.
- As avaliações são feitas em formulários padronizados, havendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados aos autores em caso de aceite condicional ou recusa.
- O trabalho, em formato Microsoft Word ou Libre Office Writer, deve ser submetido somente online pelo site http://www.novosdesafios.inf.br.
Serão aceitos trabalhos que venham a contribuir para o crescimento e desenvolvimento da produção científica nos seguintes formatos:
Pesquisa – Relato de estudo original que contribua com informações inéditas. Deve conter de 15 a 20 páginas.
Revisão Sistemática de Literatura – Estudo que analisa sistematicamente pesquisas (incluindo resumos) sobre uma problemática específica, contribuindo com o conhecimento sobre o tema da investigação. Deve conter de 15 a 20 páginas.
Autor convidado – Manuscrito elaborado por autor convidado. Pode incluir artigo de reflexão, relato de pesquisa, Resenha ou Informação de interesse para a ciência.
Relato de Experiência – Estudo de uma vivência prática – de ensino, de campo, assistência, gestão, laboratório – contendo informações sobre as estratégias aplicadas, procedimentos de avaliação, eficácia e resultados obtidos. Deve conter, ainda, os benefícios que poderão advir da utilização dessa intervenção. Deve conter, no máximo, 12 páginas.
Resenha – de obra de grande interesse para uma ou mais áreas do conhecimento científico, seja livro, pesquisa (artigo já publicado, dissertação ou tese) ou filme. No máximo deve conter 04 páginas.
Eventualmente o Conselho Editorial pode aprovar a publicação de outras categorias.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.