A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL E O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Dionathan Soares Fragoso Universidade Federal do Norte do Tocantins. SEDUC-TO
  • Nívia Alves Sales Universidade Federal do Norte do Tocantins. SEDUC-TO.

Resumen

Após o fim do Regime Militar no Brasil em 1985, o processo de redemocratização do país teve como base os princípios dos Direitos Humanos. Com o passar dos anos, perceberam a necessidade de incluir no currículo da rede de ensino a discussão da temática sobre a ditadura militar e a violação dos Direitos Humanos. Este artigo, através de uma revisão sistemática de leitura, analisou o progresso da discussão do tema na sociedade e na educação brasileira, junto com os desafios e as possibilidades do Ensino de História na formação de cidadão críticos e ativos que consigam entender como o autoritarismo pode influir diretamente nos direitos individuais e coletivos da sociedade.

Biografía del autor/a

Dionathan Soares Fragoso, Universidade Federal do Norte do Tocantins. SEDUC-TO

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), especialista em Sociologia (Estácio-RJ), graduado em Licenciatura em História (Estácio-SP) e bacharel em Teologia (UNASP-EC). Professor da Educação Básica (SEDUC-TO).

Nívia Alves Sales, Universidade Federal do Norte do Tocantins. SEDUC-TO.

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Graduada em História Pela Universidade Estadual de Goiás. Especialização em África, Cultura Negra e Africana pela Universidade Federal do Tocantins e Orientação Educacional. Professora da Educação Básica (SEDUC-TO).

Publicado

2022-09-30