IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID- 19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): AULAS REMOTAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14194006Keywords:
Covid-19, Educação, EJA, PandemiaAbstract
Este trabalho tem como objetivo compreender as problemáticas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de seus sujeitos, a fim de analisar os impactos causados no ensino e na aprendizagem devido à pandemia de Covid-19. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo bibliográfico da EJA, pelo prisma da pandemia de Covid-19, além de observação participativa, grupo focal com os educandos, assim como entrevistas com a docente da classe de AJA e com a direção escolar, contando também com análise documental. A presente pesquisa se justifica pela necessidade de compreender como se deu o ensino na EJA durante a pandemia de Covid-19, para atender os educandos em suas particularidades. No decorrer da pesquisa, constatou-se que os anos de pandemia foram desafiadores tanto para os estudantes da EJA quanto para todo o sistema educacional, afetando profundamente essa população e dificultando o processo de ensinoaprendizagem. Por outro lado, a pesquisa revelou o quanto ainda estamos no uso de meios tecnológicos, o quanto a EJA ainda é negligenciada e reforçou a convicção de que mudar e se reinventar é necessário.