CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Cristiane Araújo Fonseca
  • Giselly Sousa do Nascimento
  • Karla Camila Correia Silva
  • Daniela Maristane Vieira Lopes Maciel

Palavras-chave:

interação social, transtorno do espectro autista, neuroplasticidade

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) não apresenta cura, nem causa definida, podendo atrapalhar no desenvolvimento da fala, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Mesmo podendo apresentar todas as debilidades, a criança pode ser inserida em programas especiais para ser reabilitada, ajudando-a a ser inserida no convívio social. A literatura descreve tratamentos fisioterapêuticos de maneiras distintas, sendo que cada fisioterapeuta com sua metodologia visa um objetivo em comum, que é promover e melhorar de forma geral a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com o TEA. O objetivo do presente trabalho é avaliar as repercussões psicomotoras na aplicação de condutas fisioterapêuticas em crianças com TEA. Trata-se de uma revisão bibliográfica através de levantamento de dados sobre a importância da fisioterapia no desenvolvimento de crianças com TEA. A coleta de dados foi realizada no período de março a outubro de 2018, selecionando artigos em conformidade com o assunto proposto. Para este estudo foram buscados dados bibliográficos nas bases de dados SciELO, PubMed e PEDro. Os resultados adquiridos neste estudo demonstram que a fisioterapia é de fundamental importância na vida das crianças que sofrem com TEA, sendo que os dados obtidos não podem ser generalizados.

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Publicado

2021-09-09

Edição

Seção

Artigos