INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ESPAÇO ESCOLAR
Resumo
O presente trabalho tem como título inclusão de crianças com transtorno do espectro autista no espaço escolar. Verifica-se que a inclusão do aluno autista não está acontecendo de forma efetiva, pois a escola e os professores, na maioria das vezes, não estão preparados para receber esse aluno. Com isso, o problema de pesquisa é: que condições são necessárias para que a inclusão do aluno autista realmente se efetive no espaço escolar? Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica descritiva, desenvolvida a partir de recortes publicados em artigos, livros, leis e no Google acadêmico na área a ser pesquisada, objetivando investigar as condições de trabalho do docente e outras que precisam ser implementadas para a inclusão do aluno autista no espaço escolar. Percebeu-se com esse estudo, a necessidade que ainda há de conscientizar os professores e pais sobre a importância da inclusão do TEA nos espaços escolares, no sentido de levá-los a refletirem e preocuparem-se com tal fator. A falta de conhecimento de muitos constata a realidade vivida hoje nas escolas e nos lares, para incluir de fato o aluno com TEA, pois os professores que estão em docência, na maioria, não conhecem ainda o que é autismo, tampouco possuem especialização na área. Em suma, observou-se que, para acontecer de fato a inclusão, é necessário que, não só a escola, mas outros responsáveis e segmentos sociais cumpram seus devidos papéis nesse processo.